Dicas de Produtos

Brasil tem 3 trunfos para fazer data center virar tíquete na briga da IA

Qual é o impacto ambiental dos data centers no Brasil? Para Affonso Nina, presidente-executivo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a atividade não só tem baixo impacto, mas as instalações para processar dados “não vão acabar com a energia do país”.

Em entrevista ao Deu Tilt, o podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Nina adiantou dados de uma pesquisa da entidade sobre a pressão da infraestrutura de dados sobre recursos naturais. Hoje, os data centers consomem 1,3% de toda energia nacional e, mesmo com o crescimento previsto até 2030, esse número não deve passar de 3,5%. O executivo também fez comparações com outras áreas. A produção de papel,o comércio e a metalurgia consomem atualmente 3,2%, 7,5% e 7,1% da energia do país, respectivamente.

A gente não fica aqui discutindo ‘vamos deixar de fazer o processamento metalúrgico porque consome 7% da energia do Brasil’ (…) O desenvolvimento industrial de uma nação passa por consumir energia
Affonso Nina

Data centers no Brasil é autonomia, não extrativismo digital, diz indústria

Na corrida global da inteligência artificial impulsiona o surgimento de data centers. Mas o avanço dessas instalações tem provocado um intenso debate. De um lado, os que enxergam nelas uma defesa da autonomia. De outro, o que veem o risco do “extrativismo digital”, quando empresas estrangeiras dispõem dos recursos de um país para gerar lucros revertidos à sua matriz.




Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/08/19/brasil-tem-3-trunfos-para-fazer-data-center-virar-tiquete-na-briga-da-ia.htm

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by MonsterInsights